Visando beneficiar um publico que já atua na área da cultura ou que deseja desenvolver um projeto cultural, serão realizadas capacitações técnicas com o curso de “Gestão Cultural”.

Dividido em quatro módulos, o curso abordará os seguintes temas: Empreendedorismo Cultural, Elaboração de Projetos Culturais, Comunicação Cultural e Estratégias de Sustentabilidade na Área da Cultura.

Conheça um pouco mais sobre cada tema:

gestao-cultural-03

Empreendedorismo Cultural

Convidando seus participantes a conhecer experiências empreendedoras na área da cultura, debater sobre os dilemas do mercado e compreender conceitos importantes para o meio, no módulo de “Empreendedorismo Cultural” acontece uma mesa de debate com relatos de experiências empreendedoras na área cultural e duas palestras conduzidas pelo SEBRAE que visam dar suporte técnico sobre o assunto.

Dia 09 de Abril – Mesa de experiências

Convidados:

Mosquito Project – Produtora independente fixada em Minas Gerais, formada por um grupo de profissionais multidisciplinares especializados na produção de conteúdos nas áreas de difícil acesso. Muitos trabalhos realizados pela empresa foram selecionados e exibidos em tv’s, festivais e mostras ao redor do mundo.

Funk TV – O Programa Funk TV tem por objetivo realizar vídeos dinâmicos de excelente qualidade mostrando as experiências positivas dos Mcs, Djs, artistas e casas de shows, e modificando a imagem negativa que na maioria das vezes são veiculadas nos grandes meios de comunicação que são ligadas ás questões de violência, drogas e sexualidade. Por este motivo, é que a Funk TV ganha força, por abrir um espaço de discussão democrática mostrando as boas práticas realizadas por esses artistas. Dessa forma damos nossa contribuição para difusão da cultura através da disseminação e democratização da informação.

Coletivo Alma – O coletivo Aliança Libertária Meio Ambiente (ALMA Ambiental) é uma associação sem fins lucrativos, que realiza ações de arte-educação ambiental desde outubro de 2003, tendo como objetivo primordial, a sensibilização e mobilização da comunidade, na busca da multiplicação de atitudes transformadoras que reintegrem o indivíduo às três dimensões da ecologia: mental (interior), social e ambiental.

foto_2

11 e 16 de Abril – Oficina sobre empreendedorismo cultural com Ary Scapin – SEBRAE

Sobre SEBRAE – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

Elaboração de Projetos Culturais

O módulo elaboração de projetos possibilitará aos participantes um panorama sobre as atuais políticas públicas na área da cultura e trará exercícios práticos sobre a elaboração de projetos através do método Matriz de Marco Lógico, utilizado por fundos nacionais e internacionais.

23 de Abril – Renato Almeida – Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais

SOBRE O VAI – O Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, foi criado pela lei 13540 (de autoria do vereador Nabil Bonduki) e regulamentado pelo decreto 43823/2003, com a finalidade de apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades artístico-culturais, principalmente de jovens de baixa renda e de regiões do Município desprovidas de recursos e equipamentos culturais.

23-de-Abril
27-e-30-de-Abril

27 e 30 de Abril, 07 e 09 de Maio –  Aluísio Marino – Celacc

SOBRE O CELACC  (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) – É um núcleo de pesquisa interdepartamental criado na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo em 1996 e, atualmente é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Os projetos desenvolvidos abordam três linhas de pesquisa: A Construção Teórica em Cultura e Comunicação; Cultura e Comunicação na Integração Latino-Americana e Turismo e Identidade Cultural.

Comunicação Cultural

Neste módulo os participantes terão acesso a conceitos de comunicação como: identidade visual, produção e difusão de conteúdos, visibilidade, mídias, produção de conteúdos audiovisuais entre outros aspectos da área.

14, 16 e 21 de Maio

Coletivo Artéria – A Artéria é uma produtora de experiências educacionais e culturais que busca conectar cada pessoa com seu pleno potencial, por meio das artes e da criatividade, visando estimular a transformação pessoal e comunitária.

 

gestao-cultural-01

Estratégias de Sustentabilidade na Área da Cultura

Este módulo contará com mesa de experiências sobre o tema, além de conteúdos sobre captação de recursos, empreendedorismo cultural, economia criativa entre outros temas intrinsecamente ligados a sustentabilidade.

23 de Maio – Dino Siwek – Chorus

A Chorus é uma empresa de pesquisa e conteúdo com foco em cultura e economia criativa.
Aliando ferramentas de pesquisa em rede a metodologias de campo e coleta de informações online, produz estudos, mapeamentos estratégicos e análises de cenários que visem compreender a fundo temas relevantes, contribuindo para a melhoria de serviços e a potencialização de experiências.

28/05 – Mesa de experiências

Dias 30 de Maio, 04 e 06 de Junho

Minom Pinho – Produtora cultural, consultora e pesquisadora. Minom é graduada em Análise de Sistemas e pós-graduada em Arte e Tecnologia pela UNIFACS-Bahia. Nos últimos 15 anos, especializou nas convergências entre cultura, desenvolvimento e educação. Assina a concepção e a gestão de políticas de investimento cultural, fundos e editais privados. Possui ampla experiência na concepção, planejamento, gestão e execução de projetos culturais e criativos. Atua como palestrante e ministra cursos na área de empreendedorismo, gestão e pensamento cultural. Coordena e ministra cursos regulares na Escola São Paulo, Rede Cemec e outras instituições do país. Assina em parceria com o pesquisador André Martinez a autora da metodologia Sociocultural em Rede voltada ao empreendedorismo cultural e criativo sustentável.