Palombar era o ato de arrematar com cordas as costuras dos panos que cobriam o circo para reforçá-las e impermeabiliza-las. Muitas vezes essa tarefa era feita de forma coletiva por todos os familiares e artistas que viviam ali. O Grupo de Circo Teatro Palombar nasce em 2012 com jovens artistas do bairro Cidade Tiradentes, os quais muitos iniciaram sua formação ainda criança no projeto “Somos do Circo” (2005 a 2010) no Instituto Pombas Urbanas e cresceram juntos, cultivando com alegria o desejo de aperfeiçoar-se, criar e difundir sua arte.

Em 2013 , o grupo estreia o espetáculo “Nós da Lona- Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto” que resulta de pesquisa realizada pelo grupo a acerca da história do circo desde a antiguidade até o momento atual. O espetáculo é apresentado em praças e parques de São Paulo, contribuindo assim para a democratização do acesso ao fazer artístico.
Além do aprimoramento técnico, os jovens do Grupo tem se dedicado a multiplicar sua experiência em oficinas para crianças e jovens de Cidade Tiradentes.

Repertório

“Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto”

Sinopse: O espetáculo conta a história de Dimbo, um vendedor de pipocas que tinha o sonho de ingressar no circo até que um dia se depara com uma trupe que o convida a acompanhá-los. A partir daí, ele mergulha na memória do circo e, numa narrativa divertida e envolvente, conta a história do circo através dos tempos.