Lançamento da Cooperativa de Artistas: Novos caminhos para a vida!

No dia 11 de abril, o Centro Cultural Arte em Construção foi palco de uma grande festa: o lançamento da Cooperativa de Artistas, fundada pelos coletivos: Núcleo Teatral Filhos da Dita, Companhia Teatral aos Quatro Ventos Grupo Circo Teatro Palombar, nascidos do processo de formação artística desenvolvido pelo Grupo Pombas Urbanas desde 2004 no bairro Cidade Tiradentes.

O evento contou com a presença da Comunidade além de convidados ilustres como o Sr. Nabil Bonduki (Secretário Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo), Sr. Alexandre Padilha (Secretário Municipal de Relações Governamentais), Sr. Dorberto Carvalho (Vice-presidente da Cooperativa Paulista de Teatro) e Sr. Luiz Eduardo Gomes (Gestor de Projetos da Petrobras). Luiz Eduardo falou brevemente sobre o patrocínio da Petrobras ao projeto “Cooperativa de Artistas – Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida”, através do Programa Petrobras Socioambiental, uma seleção pública onde concorrerão 2589 projetos de todo o país. Também ressaltou a certeza de estarem apostando em um grupo de ação, “que seguirá em frente sempre buscando novos desafios”.

Para falar sobre a iniciativa, Juliana Flory, da equipe de coordenação do projeto citou um trecho do autor Rubem Alves:

“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas!

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.

Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.

É violento, o pássaro que luta contra os arames da gaiola? Ou violenta é a imóvel gaiola que o prende?

Escolas que são asas AMAM O VOO” e complementou:

Assim, o nascimento da cooperativa é fruto de um projeto de semear asas, de incentivar o voo e até mesmo abrir novos horizontes para este voo.

Nesta noite, os grupos representaram com muita emoção uma cena criada especialmente para o evento contando a história da formação de seus coletivos e retratando momentos marcantes de sua trajetória.

Este é apenas o primeiro passo de uma grande jornada.

Passamos a palavra aos grupos da Cooperativa:

 

A cooperativa por ela mesma

Nascemos do processo de formação artística desenvolvido pelo Grupo Pombas Urbanas em Cidade Tiradentes desde 2004. Somos Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia Teatral Aos Quatro Ventos e Circo Teatro Palombar.

São 10 anos, aprendendo, crescendo, errando, acertando e contribuindo para a história do Centro Cultural Arte em Construção. Agora, fundamos uma cooperativa! É um novo passo em direção a nossa forma de existir no mundo.

… Ainda bem que estamos juntos!

 

Porque nossos corpos, mentes e sonhos extravasam os limites dos minúsculos prédios construídos para exilar as mais de 40 mil famílias trazidas para este bairro em 1984, ano da inauguração de Cidade Tiradentes. Transcendem os limites do que essa sociedade projetou para ser o futuro do jovem que vive na periferia.

Sim, estamos falando de construção. Construção que parte do sujeito, construção que é atravessada pelo sujeito ou nesse caso pelos sujeitos. Arte em construção.

…“Inda” bem que estamos juntas!

Vontade não falta, medo também. E, acreditando que somos capazes, que somos potências, é que embarcamos nessa nave e também criamos raízes, planejamos, discutimos, refletimos, administramos, comunicamos e mantemos uma produção artística continuada.

…Ainda bem que estamos juntinhos!Porque sabemos e queremos que esse mundo seja possível, para todas e todos, para nós!

Porque sabemos que somos mulheres, homens, pretas, brancos, altos, magros, gordas, baixas e muito mais! Somos artistas! Somos Cooperativa! Somos o que quisermos ser!

Evoé!

 

“Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia Teatral Aos Quatro Ventos e Circo Teatro Palombar”

.