Mostra Artística

Entre os dias 15 e 19 de março (de terça a sábado) acontece a Mostra Cooperativa de Artistas no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Com todas as atividades gratuitas, a Mostra marca a finalização do projeto Cooperativa de Artistas: Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida – que consolidou um caminho de profissionalização por meio da cultura com coletivos artísticos formados ao longo de 12 anos de atuação do Instituto Pombas Urbanas na comunidade.

 

A abertura da Mostra acontece no Centro Cultural Arte em Construção (15/3, às 9h) com o Seminário – A importância da Arte na Educação que é destinado a educadores da rede pública de ensino, arte-educadores e interessados em geral. As apresentações de espetáculos começam com a Cia. Teatral Aos Quatro Ventos com o infantil “A Gata Ingênua”, o Núcleo Teatral Filhos da Dita apresenta “A Guerra” e o Circo Teatro Palombar com o espetáculo circense “Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto”

mostra-artistica-02

Foto: Jessica Nune

 

Programação

Informações: (11) 2285-7758

 

15 de março (terça-feira)

9h – Seminário “A importância da Arte na Educação”

Convidados: Pombas Urbanas e Sócrates Magno Torres (Roteirista do documentário “É disso que eu tô falando” que discute a redução da maioridade penal)

Local: Centro Cultural Arte em Construção

Av. dos Metalúrgicos, n°2100. Cidade Tiradentes/SP

Grátis. Livre.

 

16 de março (quarta-feira)

15h – Cia. Teatral Aos Quatro Ventos – A Gata Ingênua

Local: Centro Cultural Arte em Construção

20h – Núcleo Teatral Filhos da Dita – A Guerra

Local: E.E. Wilma Flor

  1. Wilma Flôr, s/n – Cohab Inácio Monteiro. São Paulo/SP

Grátis. Livre.

 

17 de março (quinta-feira)

15h – Circo Teatro Palombar – Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto

Local: E.E. Mariúma Buazar Mauad

  1. Padre Aldemar Moreira, 461. Cidade Tiradentes/SP

20h – Núcleo Teatral Filhos da Dita – A Guerra

Local: Centro Cultural Arte em Construção

Av. dos Metalúrgicos, n°2100. Cidade Tiradentes/SP

Grátis. Livre.

 

18 de março (sexta-feira)

15h – Cia. Teatral Aos Quatro Ventos – A Gata Ingênua

Local: E.M.E.F. Mauricio Goulart

Rua René de Toledo, 700. Cidade Tiradentes/SP

20h – Circo Teatro Palombar – Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto

Local: Centro Cultural Arte em Construção

Av. dos Metalúrgicos, n°2100. Cidade Tiradentes/SP

Grátis. Livre.

 

19 de março (sábado)

Encerramento.

15h – Cia. Teatral Aos Quatro Ventos – A Gata Ingênua

16h – Circo Teatro Palombar – Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto

17h – Núcleo Teatral Filhos da Dita – A Guerra

Local: Praça do Terminal Novo Cidade Tiradentes

Terminal Cidade Tiradentes – R. Sara Kubitscheck, 165. Conj. Hab. Castro Alves

Grátis. Livre. Capacidade: indeterminada

 

Foto: Aaron Kawai

Foto: Aaron Kawai

 

 

 

Sinopses dos espetáculos

 

Espetáculo: A Gata Ingênua

Grupo: Cia Teatral Aos Quatro Ventos

Sinopse: Com linguagem lúdica e envolvente, a peça conta a história de uma gata muito preguiçosa, conduzindo o público por uma trama divertida e de cunho educacional. A encenação busca refletir sobre a importância da escrita e da leitura. Inspirada no texto El Gato Simple, do diretor cubano Fidel Galvan Ramirez, a montagem tem direção de Marcos Kaju, integrante do grupo Pombas Urbanas. A Gata Ingênua estreou em 2014, sendo o primeiro espetáculo da companhia. Direção: Marcos Kaju Elenco: Emily Meirelles (Avó, Galinha e Rã), Luana Gonçalves (Gata Ingênua), Mattheus Adepoju (Cachorro e Avô) e Tainá Lua (Rata).

 

Espetáculo: Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto

Grupo: Circo Teatro Palombar

Sinopse: O enredo narra a saga de Dimbo, um vendedor de pipocas que sonhava ser artista de circo. Um belo dia ele se depara com uma trupe circense que o convida para acompanhá-los. A partir daí Dimbo mergulha no universo da lona e do picadeiro e, por meio de uma narrativa divertida e envolvente, conta um pouco da história desta fantástica arte milenar. As cenas de mesclam técnicas de teatro, acrobacias, pirofagia, malabarismo e números aéreos, entre outras, para contar as aventuras dessa trupe. Direção Adriano Mauriz e Ricardo Big. Elenco: Barbara Nunes, Eder Farina, Esmael Ferreira, Guilherme Torres, Henrique Nobre, Larissa Evelyn, Leonardo Galdino, Marcelo Nobre, Paulo Wesley e Rafael Garcia.

Espetáculo: A Guerra

Grupo: Núcleo Teatral Filhos da Dita

Sinopse: três soldados que partem para a guerra e esquecem, durante o caminho, quem é o inimigo. A partir dessa constatação, são apresentadas cenas que revelam os absurdos das guerras invisíveis, vividas cotidianamente. Num campo de batalha que constantemente se transforma o elenco de encarna personagens que vivem diversas situações inter-relacionadas, trazendo à tona um mundo onde a espetacularização da violência – impulsionada pelo desejo de poder, ganância e interesses privados – pode alienar as pessoas, separando-as dos reais valores da vida. Direção Marcelo Palmares e Paulo Carvalho. Elenco: Cláudio Pavão, Ellen Rio Branco, Guilherme Sousa, Luara Sanches, Rafael Pantoja e Thábata Leticia.