Com o projeto, serão oferecidas oficinas artísticas gratuitas de iniciação ao teatro e ao circo para crianças, adolescentes e jovens. As oficinas serão realizadas no Centro Cultural Arte em Construção e em outros pontos do bairro, como escolas e associações parceiras. As inscrições ocorrem no início de cada semestre.

As oficinas de iniciação ao teatro e circo serão ministradas pelos integrantes dos Coletivos “Núcleo Teatral Filhos da Dita”, “Cia Teatral Aos Quatro Ventos” e “Grupo de Circo Teatro Palombar”, sob a coordenação pedagógica do Instituto Pombas Urbanas.

Iniciação ao Teatro

Com base na metodologia de formação do ator desenvolvida pelo Pombas Urbanas, as oficinas de iniciação Teatral terão como base exercícios e jogos lúdicos como forma de ampliar a percepção e a relação dos alunos com o corpo, o espaço e o meio. Através destas atividades são desenvolvidos aspectos fundamentais da formação do indivíduo como a sua interação em grupo e a criatividade. Ao mesmo tempo, amplia-se a compreensão de sua origem (cultural, social e humana), valorizando sua identidade e o meio em que vive.

Confira onde acontece cada curso:

  • Oficina de iniciação teatral para crianças de 07 à 11 anos; Quartas e Sextas 9h30 as 11h30  (Centro Cultural Arte em Construção – Avenida dos Metalúrgicos n2100)
  • Oficina de iniciação teatral para crianças de 12 a 14 anos; Quartas e Sextas 14h às 16h (Associação ABC Bem Querer – Rua Cachoeira da Sorte, 131 Barro Branco II)
  • Oficina de iniciação teatral para jovens de 15 a 29 anos; 10h às 13h (Centro Cultural Arte em Construção – Avenida dos Metalúrgicos n2100)
  • Oficina de iniciação teatral para jovens de 15 a 29 anos; 10h às 13h  (Ceu Inácio Monteiro – Rua Barão Barroso do Amazonas, S/N)

Iniciação ao Circo

As oficinas de Iniciação ao Circo tem por objetivo familiarizar os participantes com as práticas circenses, trabalhado itens como noção corporal, percepção de espaço, alongamento, fortalecimento muscular e técnicas como tecido acrobático, trapézio, perna-de-pau, malabares, monociclo entre outros. Também serão utilizados exercícios teatrais com base no conceito do ator orgânico, visando aliar o conhecimento técnico com desenvolvimento da expressividade dos educandos.

“Educar com circo é apostar na alegria e recuperar todo o potencial
civilizatório de uma arte milenar, que desde suas origens teve por
base a diversidade, a aceitação do outro, o sentimento do fantástico e
do mágico, a superação dos limites, a convivência e criação coletivas
e acima de tudo, a brincadeira e o jogo levados a sério.”

  • Oficina de Iniciação ao Circo 7 a 11 anos: Quartas e Sextas, 9h30 as 11h30 (EMEF Professor Mailson Delane – Rua Salvador Vigano, 100- Barro Branco II)
  • Oficina de Iniciação ao Circo 12 a 14 anos, Quartas e Sextas, 14h às 16h (Centro Cultural Arte em Construção- Avenida dos Metalúrgicos n°2100)