Projeto prevê a criação da primeira “Cooperativa de Artistas” do bairro Cidade Tiradentes, extremo leste da capital paulista

No dia 26 de abril o Instituto Pombas Urbanas realizou o lançamento oficial do projeto “Cooperativa de Artistas: Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida”, que conta com patrocínio da empresa Petrobrás, no Centro Cultural Arte em Construção.

O projeto tem por objetivo a emancipação dos coletivos artísticos Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia Teatral Aos Quatro Ventos e Grupo de Circo Teatro Palombar, formados pelo Instituto Pombas Urbanas ao longo de seus 10 anos de atuação em Cidade Tiradentes. Ao mesmo tempo, desenvolverá oficinas para que novos jovens, adolescentes e crianças experimentem o fazer artístico.

Para isso, o projeto tem duas linhas de ação: a da Qualificação Profissional (para os jovens) e a da Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Para o lançamento, foram expostos no Centro Cultural Arte em Construção cenários e figurinos dos espetáculos dos grupos que formarão a cooperativa. Era como fazer um passeio pela trajetória destes jovens artistas compreendendo a importância deste projeto.

Aos poucos, os convidados foram chegando. Logo a casa ficou cheia com alunos, familiares, amigos, além de representantes do poder público e parceiros institucionais. Mais de quatrocentas pessoas acompanharam as atrações do evento no Teatro Ventre de Lona, que ficou pequeno pra tanta gente!

Com o público devidamente acomodado, deu-se início à festa! Mestres de cerimônia palhaços, atores e artistas conduziam com graça e leveza a cerimônia institucional.

Entre uma esquete e outra, o público conheceu as ações, o site e os parceiros do projeto: CEU Inacio Monteiro, Associação ABC Bem Querer e EMEF Professor Mailson Delane.

Os coletivos Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia Teatral Aos Quatro Ventos e o Grupo de Circo Teatro Palombar abrilhantaram a noite apresentando cenas de seus espetáculos e comentando sobre a importância do projeto para sua emancipação e sustentabilidade.

“A cooperativa para nós significa… Identidade! Organização! Concretizar os nossos sonhos! Visibilidade! União! Bater asas e voar! – bradaram em alto e bom som os integrantes do Núcleo Teatral Filhos da Dita, o primeiro grupo formado pelo Pombas Urbanas em Cidade Tiradentes.

No final das apresentações, todos os coletivos ocuparam o palco do Teatro Ventre de Lona. De mãos dadas e olhos brilhando avistam a utopia, que pouco a pouco, se faz presente. Um caminho longo, de sonhar junto e construir uma nova perspectiva de se produzir arte em comunidade!