logo-cooperaiva-medio

O projeto “Cooperativa de Artistas: Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida” tem por objetivo a emancipação e profissionalização de coletivos artísticos do bairro Cidade Tiradentes, com a criação de uma cooperativa. Ao mesmo tempo, contribuirá para a democratização do acesso ao fazer cultural por meio de oficinas artísticas e de um curso de gestão cultural.

Construir um caminho coletivo para a sustentabilidade das ações culturais dos grupos jovens nascidos no maior Conjunto Habitacional da América Latina é o ponto forte. As ações objetivam contribuir para a democratização do acesso a produção e iniciação artística. Ao longo de dois anos, cerca de 3000 pessoas serão beneficiadas através de oficinas artísticas, cursos e apresentações gratuitas ao público.

Visando contribuir com qualificação profissional de grupos e organizações que desenvolvem trabalhos na área cultural em toda Cidade, está previsto o curso de “Gestão Cultural” dividido nos seguintes módulos: “Empreendedorismo Cultural”, “Comunicação Cultural”, “Elaboração de Projetos Culturais” e “Estratégias de Sustentabilidade na Área da Cultura” .

Já na linha de garantia dos direitos da criança e adolescente, estão previstas oficinas de iniciação as linguagens de Teatro e Circo beneficiando crianças e jovens de 07 a 29 anos (leia mais em “Formação Artística”), além da circulação do repertório dos coletivos envolvidos no projeto (leia mais em Coletivos Artísticos), que realizarão 30 apresentações no bairro e por outras regiões da Cidade.

Coletivos artísticos envolvidos: